Sobre a cidade de Nova Hartz

Nova Hartz é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Quando a segunda leva de imigrantes alemães desembarcou no Rio Grande do Sul, adentrou nas matas a procura de terra fértil para ser cultivada. Os caminhos abertos nas matas eram chamados de “picadas”. Alguns dos imigrantes que iniciaram a ocupação da região do atual município eram membros da família Hartz, dando nome a uma picada e posteriormente à cidade.

Com o crescimento da população o desejo de emancipar-se começou a ganhar força, especialmente após reunião realizada no dia 11 de julho de 1985. Nova Hartz teve sua emancipação consolidada em 15 de novembro de 1988.

A economia da cidade, que nasceu na agricultura familiar movida pelas rodas d’água das atafonas, moinhos e alambiques, agora está alicerçada na indústria calçadista.

Os calçados femininos produzidos em Nova Hartz estão nos pés de milhares de mulheres no Brasil e no mundo e à disposição dos visitantes no comércio local.

O município investe no turismo rural, ecológico, cultural e no turismo de aventura, aproveitando belezas naturais que associam as facilidades das grandes cidades com passeios por áreas serranas e por propriedades típicas alemãs, onde é possível ter contato com a vida tranqüila e saudável do interior.

Dados Gerais (Fonte: IBGE 2010)

Habitantes: 18.346
Área territorial: 63 km²
PIB per capita: R$ 16.498,24
Gentílico: Nova-Hartzsense
Eleitores: 12.041
Municípios limitrofes: Araricá, Parobé, Igrejinha, Morro Reuter e Santa Maria do Herval.
CEP: 93890-000

Atrações turísticas:

a) Kolonie Hartz Fest – Festa tradicional do município que atraiu em 2008 mais de 35 mil pessoas. Tem como finalidade promover uma festa regional que preserve os costumes e valores dos imigrantes do município.
b) Motohartz
c) Carnaval de Rua – Blocos de foliões do município e escolas de sambas da região festajaram em 2011 a 9ª edição da festa.
d) Aniversário do Município – A cidade faz aniversário no dia 02 de dezembro e para comemorar promove: Nova Hartz em Festa, Feira do Livro.
e) Encontro de Jipes
f) Enduro de Motos
g) Roteiro Cultural Roda D’água – O roteiro experimental de turismo tem como objetivo divulgar e preservar o patrimônio histórico, cultural e natural do município. No passeio os turistas e novahartzsenses visitam propriedades como: Casa Enxaimel da Família Mass (primeira casa restaurada do município que no século XX abrigava uma serraria movida a roda d’água); cascata Morro Canudos (com uma queda de 104 metros é um dos belos cartões postais de Nova Hartz); propriedade rural Paulo Schonorr (trilhas ecológicas, casa centenária, local perfeito para repor as energias com um lanche colonial e belas histórias); casa dos Hartz (considerada a primeira casa da cidade foi inventariada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE).

Hino do Município:

Minha cidade, Nova Hartz

Letra: Profª Ligane Maria Ramisch
Música: Luis Alberto Graça

Como o sol desponta no horizonte
Em manhãs com tom de primavera
Assim surgiu Nova Hartz,
A Nascente do Vale que prospera.

De uma picada com suor aberta
Por um casal no meio da floresta
Com coragem e sonho de imigrante
Colonizaram esta terra em festa.

Entre vales e cascatas encantando minha terra
Brilha o sol em Nova Hartz
No céu azul, ao pé da Serra.

Nossos campos são encantos
Nossos morros um recanto
Onde a natureza abraça
Esta gente tão feliz.

Dos tempos de sonhos e colonização
Até a conquista da emancipação
Aqui chegou gente de muita raça
Encher a cidade de amor e emoção.

A indústria e o comércio
Agora são o orgulho do lugar
E o homem lá do campo
Deixa farta a mesa em nosso lar.